Frases do filosofo Arquitas de Tarento

frases  do filosofo arquitas de tarento

Frases do filósofo Arquitas de Tarento

frases da filosofia

nasceu no ano de 428 a.C em Tarento, cidade colonial grega no sul da Itália, e morreu no ano de 365 a.C. Foi matemático, astrônomo, músico e político grego. Legítimo representante da escola pitagórica e de caráter platônico, foi um dos responsáveis por mudanças fundamentais na matemática do quinto século antes de Cristo.


  Matemático, astrônomo, músico e político grego de Tarento, cidade colonial grega no sul da Itália, nas costas do Mediterrâneo, legítimo representante da escola pitagórica e de caráter platônico, foi um dos responsáveis por mudanças fundamentais na matemática do quinto século antes de Cristo e, de certa forma, também de transição na era platônica. Discípulo de Filolaus e amigo de Platão, foi antes de tudo mais aritmético que geômetra e sem a componente religiosa e mística dos pitagóricos como Filolaus. Acreditava que o número era o que havia de mais importante na vida e na matemática, mas previu um futuro onde a supremacia seria da geometria. Na política sempre foi reeleito e nunca derrotado governante da cidade, onde governou como autocrático moderado, bondoso, justo e adorava crianças, para as quais costumava inventar brinquedos, como a invenção do primeiro brinquedo voador: a pomba (~400 a. C.). Politicamente sua ação mais notável foi quando fez a intervenção junto ao tirano Dionísio para salvar a vida do seu amigo Platão. A ele foram atribuídas muitas obras hoje perdidas, principalmente sobre mecânica e geometria. Escreveu sobre as utilizações das médias aritméticas e geométricas, sobre métodos interativos para determinação de raízes quadradas e, também, sobre geometria analítica. Introduziu o estudo da média harmônica na música e escreveu Harmonia, da qual conhecemos alguns fragmentos. Particularmente, sempre achou a música mais importante que a literatura no ensino das crianças, dentro de um núcleo educacional denominado de quadrivium, formado pelas aritmética, geometria, música e astronomia. Seus estudos e idéias são a origem da matemática ter-se tornado matéria básica na educação nos dias de hoje.

Acreditava que o número era o que havia de mais importante na vida e na matemática, mas previu um futuro onde a geometria se destacaria. Na política sempre foi reeleito. Adorava crianças, para as quais costumava inventar brinquedos, como a invenção do primeiro brinquedo voador: a pomba (400 a. C.).
Escreveu sobre as utilizações das médias aritméticas e geométricas, sobre métodos interativos para determinação de raízes quadradas e, também, sobre geometria analítica e introduziu o estudo da média harmônica na música. Com relação à música escreveu Harmonia, da qual conhecemos alguns fragmentos, e sempre a achou mais importante que a literatura no ensino das crianças, dentro de um núcleo educacional denominado de quadrivium, formado pelas aritmética, geometria, música e astronomia. Suas idéias contribuiram para que a Matemática se tornasse matéria básica na educação atual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário