Frases do Filosofo Nelson Goodman

Frases do Filosofo Nelson Goodman

Frases do Filosofo Nelson Goodman

Nascido nos Estados Unidos (1906 – 1998), mestre notável de Noam Chomsky, começou seus estudos na universidade de Harward onde doutora-se em Filosofia em 1941. Destancam-se as obras: A Study of Qualities de 1941; The Structure of Appearance de 1951; Fact, Fiction and Forecast de 1955; Languages of Art de 1968; Problems and Projects de 1972; Ways of Worldmaking de 1978 e Of Mind and Other Matters.

Sua obra é densa e caracterizada por seguir uma linha de abordagem filosófica que parte do Positivismo Lógico do Círculo de Viena. Apontando problemas na apresentação da justificação do Indutivismo, Goodman fornece uma crítica ao pensamento de Hume, mais claramente esposto em sua obra Fact, fiction and Forecast. Outra característica de seu pensamento é a manutenção de uma proposta nominalista claramente anti-realista quando rejeita a ontologia essencialista de universais tomados na perspectiva platônica.

Um dos marcos fundamentais de sua obra é a preocupação com a reflexão acerca da Estética. Optando por uma abordagem construtivista (que perpassa toda sua obra), vai apresentar que o mundo não é um dado exterior àquilo que permite sua descrição. Deste modo, a coerência na interpretação/descrição de uma obra de arte está ligada diretamente a estrutura da própria descrição e não uma relação desta para com o mundo que se encontra por ela explicado.
Logo, Coerência não é um elemento que pertence ao mundo, mas sim, um fator da própria descrição que constrói mundos. Assim, o real está na determinação simbólica que dá ordem àquilo que refere. Segundo Goodman, não aponta-se para diversas alternativas de falar/descrever a realidade do mundo, mais sim, da possibilidade de alternativas de descrição de uma multiplicidade de mundos reais. Criar mundo é criar uma versão-de-mundo.

Devemos notar que nesta perspectiva não cabe apontarmos para uma hierarquização de âmbitos do saber. Arte, Ciência, Senso Comum e Filosofia seriam então versões diferentes e criadoras de mundo, e não versões diferentes e valorozamente hierarquizáveis na aproximação do mundo real (entendido num viés diferente de Goodman como sendo existente apenas um Mundo Real – e, os âmbitos do saber, tentam descrevê-lo). Todavia, mantendo uma hierarquia na aproximação ou detensão do real (de modo mais claro, a ciência e a Filosofia seriam âmbitos que por suas características seriam, de algum modo, privilegiados na descrição do mundo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário