Frases do filosofo Arquimedes

frases do filosofo arquimedes

Frases do Filosofo Arquimedes

frases da filosofia


  Arquimedes, matemático, físico e inventor grego nasceu em Siracusa (Sicília) em 287 a.C. . Foi educado em Alexandria e pensa-se que possivelmente fora aluno de Euclides.
    Regressou mais tarde à sua terra natal onde dedicou a sua vida a investigações que o imortalizaram. Foi considerado por muitos historiadores um dos maiores matemáticos de todos os tempos.
    Arquimedes foi capaz de aplicar o método da exaustão, sendo esta uma forma primitiva de integração, para obter uma vasta gama de resultados importantes, alguns dos quais chegaram até hoje.
 
 As principais obras de Arquimedes foram sobre:

A esfera e o cilindro – um dos mais belos escritos de Arquimedes

Os conóides e os esferóides

As espirais

A medida do círculo

A quadratura da parábola

O Arenário (contador de areia)

O Equilíbrio dos planos

Dos corpos flutuantes

O stomachion – jogo geométrico

O problema dos bois (referente à teoria dos números)


 Arquimedes obteve fama pelas suas invenções mecânicas, tais como a balança de Arquimedes, a teoria da alavanca simples, e ainda máquinas de guerra como catapultas necessárias à defesa de Siracusa.
    Este grande matemático e físico grego é ainda célebre pelo seguinte princípio - princípio de Arquimedes - o qual diz que todo o corpo submergido num fluído experimenta um impulso de baixo para cima igual ao peso do fluído que desloca.
    Depois de todos os seus esforços para manter os romanos na baía com as suas máquinas de guerra, estes invadiram Siracusa, não impedido o estudioso de ficar reflectindo sobre um problema geométrico que traçava na areia, não se apercebendo desta invasão. Apresentou-se-lhe um soldado dando-lhe ordem de que o acompanhasse a casa de Marcelo, ele porém ignorou-o, irritando o soldado fazendo com que este o matasse com a sua espada.

Quem foi
Arquimedes foi um importante cientista , inventor e matemático grego. Nasceu na cidade de Siracusa (colônia grega na Magna Grécia) em 287 A.C. e morreu em 212 a.C, assassinato por um soldado romano.

Descobertas
Fez grandes descobertas e invenções como, por exemplo, o parafuso, a roldana e as rodas dentadas.

Foi Arquimedes quem determinou o principio da hidrostática, chamado de Princípio de Arquimedes. O enunciado deste principio é : Qualquer corpo mergulhado na água perde uma parte de seu peso igual ao peso do volume de água que desloca.

Ele fez esta importante descoberta quando tomava banha em sua banheira. Percebendo a importância da descoberta, saiu gritando pela rua: “Eureka!, Eureka!”, que, em grego, significa “Achei!, Achei!”. Este termo é até os dias de hoje usado quando uma pessoa faz uma grande descoberta.

Com a descoberta deste princípio, ficou mais fácil determinar o peso específico dos corpos, tornando a água como unidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário