Frases do filosofo Roderick Chisholm


Frases do filosofo Roderick Chisholm filosofia palavras filosoficas

Frases do filosofo Roderick Chisholm

Roderick M. Chisholm foi um filósofo norte-americano. Wikipedia
Nascimento: 27 de novembro de 1916, North Attleborough
Educação: Universidade Brown, Universidade Harvard


Primeiro trabalho de Chisholm importante foi Percebendo (1957). Suas visões epistemológicas foram resumidos em um popular texto, Teoria do Conhecimento, que apareceu em três edições diferentes (1966, 1977 e 1989). Sua obra-prima foi Pessoa e objeto, seu título deliberadamente contrastante com [Word [Willard van Orman Quine] 's e Objeto.

De acordo com a Enciclopédia Paul Edwards de Filosofia ea Enciclopédia Stanford de Filosofia, Chisholm era um platónico metafísica na tradição de Bertrand Russell, e um racionalista, na tradição de Russell, Edward George Moore, e Brentano Franz. Ele se opôs ao anti-realismo de Quine, behaviorismo e relativismo, defendendo a possibilidade de conhecimento empírico por apelo a princípios a priori epistêmicas cujas conseqüências incluem que é mais razoável confiar em seus sentidos e memória na maioria das situações do que para duvidar deles. Sua teoria do conhecimento era também famosa "fundamentalista" em caráter: todas as crenças justificadas são "diretamente evidente" ou apoiados por correntes de crenças justificadas que, finalmente, levar a crenças que são diretamente evidentes. Ele também defendeu uma teoria controversa de volição chamado "agente causal" muito parecido com o de Thomas Reid. Ele argumentou que o livre-arbítrio é incompatível com o determinismo, e acreditava que agem livremente; esta combinação de pontos de vista é conhecido como o
libertarianismo. Ele desenvolveu uma teoria extremamente original de pessoa pensava, segundo a qual as coisas que acreditamos são propriedades, e acreditando que é uma questão de auto-attrib filósofos mesmo continental (embora o uso que fez deste material tem sido por vezes desafiado). No entanto, ele respeitava muito a história da filosofia, em face de uma indiferença que prevalece entre os filósofos analíticos. Chisholm traduzido algum trabalho por Brentano e Husserl, e contribuiu para o renascimento pós-1970 de mereologia.

Uma Avaliação de Stanford Encyclopedia

Chisholm, de acordo com a Enciclopédia de Stanford da filosofia foi amplamente considerado como um dos filósofos mais criativos, produtivos e influentes da América do século 20. Chisholm trabalhou em epistemologia, metafísica, ética, filosofia da linguagem, filosofia da mente, e outras áreas. Sua obra constitui um grande sistema filosófico um pouco à maneira de Gottfried Leibniz ou René Descartes. Chisholm continuamente refinado - e às vezes totalmente revisto - seus pontos de vista. Ele foi um escritor prolífico. A bibliografia de seu trabalho escrito em contém citações de 320 itens, incluindo artigos de periódicos, revistas, e livros. Seu trabalho em epistemologia sozinho provavelmente garantir sua posição como uma figura de destaque na filosofia americana. No entanto, ele fez grandes contribuições em diversas áreas da metafísica e ética também.

Chisholm morreu em Providence, Rhode Island, em 1999.


Nenhum comentário:

Postar um comentário