Frases do Filosofo Alvin Plantinga

frases do filosofo Alvin Plantinga

Frases do filosofo Alvin Plantinga


frases da filosofia

 Alvin Plantinga é tido, ao lado de richard swinburne, o principal filósofo da religião do mundo. alvin plantinga é um filósofo considerado pela revista time, como a figura central em uma revolução silenciosa que trouxe a respeitabilidade da crença em deus entre filósofos acadêmicos. plantinga é ph.d. em filosofia pela universidade de yale e atual ocupante da cadeira john a. o’brien de filosofia na universidade de notre dame.

Alvin Plantinga nasceu em 15 de novembro de 1932 em Ann Arbor, Michigan. Entrou para o Calvin College em 1951, onde recebeu profunda influência do filósofo cristão William Harry Jellema. Estudou depois na Universidade de Michigan (1954-1955), onde teve como colegas William Alston e William Frankena. Doutorou-se pela Universidade de Yale (1955-1958). Foi professor por breve tempo na Universidade Estadual Wayne, e depois passou quase 20 anos ensinando em sua alma mater, o Calvin College. Atualmente ocupa a cadeira John A. O'Brien de filosofia na Universidade de Notre Dame, onde se encontra um dos maiores departamentos de filosofia dos EUA, e sede do Center for Philosophy of Religion, o mais importante da América do Norte. Foi vice-presidente da American Philosophical Association, Central Division, entre 1980-81, e presidente da Society of Christian Philosophers, de l983 a 1986.
Seus trabalhos mais importantes giram em torno da epistemologia em geral e epistemologia da religião cristã. Sua trilogia em epistemologia ("Warrant: the Current Debate", "Warrant and Proper Function" e "Warranted Christian Belief") publicada pela Oxford University Press tornou-se um clássico imediatamente. Nela ele propõe uma forma externalista de justificação epistêmica baseada no conceito de "proper function" - um conceito próximo do confiabilismo, mas que pressupõe a noção de que o "aparelho" humano de formação de crenças é basicamente adequado. Plantinga apresenta uma crítica detalhada do fundacionalismo clássico, das diversas formas de coerentismo e de confiabilismo, e fornece uma defesa impressionante da racionalidade do teísmo cristão, incluindo não somente a crença em Deus como também as doutrinas clássicas do cristianismo. Além disso apresenta uma refutação importante do naturalismo filosófico, procurando mostrar que a crença no Darwinismo pressupõe uma confiança epistemológica coerente com a visão teísta do homem e dos processos cognitivos (embora o Darwinismo seja considerado contrário ao teísmo), mas incoerente com as suas pressuposições naturalistas. Isso o projetou como o principal filósofo cristão evangélico no mundo contemporâneo.
 
Frases
 
"Como qualquer cristão (e, de fato, qualquer teórico), acredito que o mundo foi criado por Deus e, portanto," projetado inteligentemente ". No entanto, a marca do design inteligente é a afirmação de que isso pode ser demonstrado cientificamente, eu sou duvidoso sobre isso."
 
"Talvez Paulo goste bastante da idéia de ser comido, mas quando ele vê um tigre, sempre foge procurando uma perspectiva melhor, porque ele acha improvável que o tigre que ele vê o comerá. Assim ele está agindo corporealmente certo no que diz respeito à sobrevivência, sem envolver muito por meio da verdadeira crença ... Ou talvez ele pense que o tigre é um gatinho grande, amável e fofinho e quer acariciá-lo; Mas ele também acredita que a melhor maneira de acariciar o tigre é fugir ... É evidente que há vários sistemas de desejo de crença que também se encaixam em um determinado tipo de comportamento."
 
"Mostrar que existem processos naturais que produzem crenças religiosas não faz nada, até agora, para desacreditá-lo; talvez Deus nos tenha projetado de tal maneira que é em virtude desses processos que passamos a ter conhecimento dele.“ 


"Agora Deus pode criar criaturas livres, mas Ele não pode causar ou determinar que façam apenas o que é certo. Pois se Ele o faz, então eles não são significativamente livres, afinal; eles não fazem o que é certo livremente. Para criar criaturas capazes de bem moral, portanto, Ele deve criar criaturas capazes de mal moral; e Ele não pode dar a essas criaturas a liberdade de praticar o mal e, ao mesmo tempo, impedir que elas o façam. Como se viu, infelizmente, algumas das criaturas livres que Deus criou deram errado no exercício de sua liberdade; essa é a fonte do mal moral. O fato de que criaturas livres às vezes dão errado, no entanto, não conta nem contra a onipotência de Deus nem contra Sua bondade; pois Ele poderia ter prevenido a ocorrência do mal moral apenas removendo a possibilidade do bem moral.“

Um comentário: