Frases do filosofo Franz Brentano

Frases de filosofia do filosofo Franz Brentano

Frases do filosofo Franz Brentano

Filósofo alemão, Franz Clemens Honoratus Hermann Brentano nasceu em 16 de janeiro de 1838, na cidade de Mariemberg am Rhein, e faleceu em 17 de março de 1917, em Zurique. Era sobrinho do poeta alemão Clemens Brentano.
Em suas obras defendia que no fenômeno psíquico haveria uma direção da mente para um determinado objeto. A mente em suas percepções caminharia no sentido de construir sensações de imagens ; elaborar atos de reconhecimento, julgamento, rejeição e recordação; e por fim através do amor ou do ódio envolvendo diversos tipos de desejos.Lecionou em Wurzburgo e na Universidade de Viena. Em 1864 ordenou-se padre, abandonando a batina em 1873. Em sua obra atualizou a teoria escolástica sobre a “existência intencional”.
Ao se casar, foi considerado pecaminoso pela igreja, pois apesar de te-la abandonado, ainda era considerado um clérigo. Em virtude de seu matrimônio, teve que deixar a universidade e ir morar em Leipzig.
Posteriormente, retornou à universidade como professor comissionado, e lá lecionou até 1895. Era querido pelos alunos, entre eles Sigmund Freud, Carl Stumpf e Husserl. Em sua filosofia desenvolveu importantes trabalhos sobre a psicologia, ele defendia a psicologia como uma ciência dos fenômenos psíquicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário